top of page
Search

Ministro das Infraestruturas e da Habitação | PORTUGAL RAILWAY SUMMIT 2021

Na sessão de encerramento da conferência “Portugal Railway Summit 2021”, promovida pela PFP – Plataforma Portuguesa de Cluster Ferroviário no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário e da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, no dia 3 de fevereiro, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu que os objetivos que constam da Estratégia para a Mobilidade Inteligente e Sustentável — recentemente apresentada pela Comissão Europeia — só serão possíveis com “investimento público”.


O Ministro das Infraestruturas e da Habitação lembrou que a ferrovia é a grande prioridade da Presidência Portuguesa do Conselho de União Europeia na área dos Transportes e defendeu que esta é “a altura certa para abrir uma discussão política abrangente sobre o futuro da ferrovia na Europa”.

“Não é só na infraestrutura que o Estado é indispensável. Também na operação, com exceção de alguns serviços de alta velocidade, o mercado, só por si, não fornece os serviços de que a sociedade precisa para funcionar e para dar às pessoas melhor qualidade de vida”, sublinhou o Ministro, para quem é “chegada a altura de fazer o que, verdadeiramente, nunca foi feito e avaliar os resultados dos Quatro Pacotes Ferroviários, não pela bitola da liberalização e da concorrência, mas pela bitola do serviço ao passageiro, do serviço público, do bem público que o caminho-de-ferro deve ser”.

Pedro Nuno Santos também defendeu que é “urgente” tratar da ajuda “às empresas ferroviárias que tiveram de enfrentar uma enorme quebra de passageiros e de receitas”. “O caminho-de-ferro é um bem público. É nessa perspetiva que estamos a trabalhar em Portugal e é nessa perspetiva que queremos trabalhar com os nossos parceiros europeus”, rematou.

Fonte: https://www.2021portugal.eu/pt/noticias/futuro-da-ferrovia-na-europa-no-topo-das-prioridades/

8 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page